PRESTAÇÃO DE CONTAS

A prestação de contas além de ser um item importante para as boas praticas e transparência, é item de atendimento a dispositivo legal para a continuidade do Gestor eleito e de checagem por parte não só da Assembléia Geral mais como a sociedade interessada como um todo e demais órgão governamentais ou não porém de controle e de descentralização de recursos públicos. Na mesma esteira, são tratados também os recursos privados que são aqueles entre outros, da contribuição dos associados por meio de taxar, inscrições e outras cobrança que visam arrecadação e o comprometimento de investimento integral no esporte da modalidade;

O Rol de documentos aceitáveis para a prestação de contas, estão elencados no Estatuto da Entidade que assim prescreve; 

 

CAPÍTULO V - DO REGIME ECONÔMICO E FINANCEIRO, DO PATRIMÔNIO, DA RECEITA E DA DESPESA

 

Art. 54º- O Exercício Financeiro da Confederação Brasileira de Taekwondo coincidirá com o ano civil e compreenderá, fundamentalmente, a execução do orçamento.

 

  • 1° - O orçamento será uno e incluirá todas as receitas e despesas.

 

  • 2° - Os elementos constitutivos da ordem econômica, financeira e orçamentária serão escriturados e comprovados por documentos mantidos em arquivos.

 

  • 3° - Os serviços de contabilidade serão executados em condições que permitam o conhecimento imediato da posição das contas relativas ao patrimônio, às finanças e à execução do orçamento.

 

  • 4° - Todas as receitas e despesas estarão sujeitas a comprovantes de recolhimento ou pagamento e à demonstração dos respectivos saldos.

 

  • 5° - O balanço geral de cada exercício, acompanhado da demonstração de superávit e perdas, discriminará os resultados das contas patrimoniais e financeiras.
  • 6º - Para efeito de prestação de contas, deverão ser observadas por parte da Entidade a aplicação dos princípios fundamentais da contabilidade e das normas brasileiras de contabilidade, dando inclusive visibilidade aos documentos no final do exercício fiscal, ao relatório de atividades e das demonstrações financeiras da entidade, incluindo-se as certidões negativas de débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, colocando-os à disposição para exame de qualquer cidadão.
Download de Anexos

Acesse abaixo os arquivos correspondentes.

# Data
  PARECER DE AUDITORIA 2018 04/10/2019 11:29
  RELATÓRIO DE AUDITORIA 2018 04/10/2019 11:29
  AUDITORIA FINANCEIRA 2017 04/10/2019 11:29
  RELATÓRIO DE AUDITORIA 2014 A 2016 04/10/2019 11:29