Notícia

13/07/2018

Brasil conquista 25 medalhas no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo

Campeonato Pan-Americano

Rio de Janeiro - Em uma campanha inédita, a seleção Brasileira de Taekwondo conquistou 14 medalhas no kyorugui (luta) e 11 de Poomsae no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo 2018, realizado em Spokane, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, dia 12/07. Com estas conquistas a equipe brasileira garantiu o título na categoria feminina, a segunda melhor pontuação entre os homens e a segunda colocação geral, nas lutas - modalidade olímpica, atras somente da seleção mexicana. No Poomsae os brasileiros garantiram a segunda colocação geral no masculino e a quarta posição no poomsae feminino. 

Na categoria de luta, foram três medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze.No poomsae, os brasileiros garantiram uma medalha de ouro, três de prata e sete de bronze. Veja abaixo o quadro de medalhas brasileiras.

Talisca Reis (-49kg), Edival Marques (-68kg) e Raiany Fidelis (-73kg) garantiram o título de suas categorias, no kyorugi. Renato Ribeiro, pela categoria individual até 60 anos ficou com a primeira posição, no poomsae.

Para conquistar o título, a brasileira Raiany Fidelis venceu duas adversárias, entre elas a campeã olímpica e mundial Maria Espinoza, do México, na decisão da categoria, pelo placar de 11 a 10. Antes disso, Raiany passou pela norte-americana Medelinm Gorman, por 11 a 9.

 

"Ganhei o troféu de melhor atleta da competição e estou muito feliz com esta conquista. Tive duas lutas hoje, consegui ganhar da campeã olímpica, no finalzinho, e deu tudo certo. Domingo tem mais" finalizou Raiany.

Até a conquista do ouro, Talisca Reis venceu a mexicana Daniela Souza, por 8 a 2, a argentina Daiana Vasquez, por 4 a 0, e a colombiana Camila Rodriguez, na final, por 16 a 5.

No masculino, Edival Marques garantiu o titulo entre os homens com até 68 quilos ao derrotar três adversários. Netinho bateu o canadense Hervan Nkogho, o peruano alexander Ortiz e o chileno Ignacio Morales, na decisão.

- O resultado foi bom e isso prova que estamos no caminho certo. Todos os membros da comissão técnica e os atletas estão buscando a excelência. Perdemos cinco finais por pequenos detalhes, mas o alto rendimento e assim e o trabalho está sendo feito. Este foi o primeiro passo para o nosso objetivo de crescimento no continente americano. A equipe toda esteve muito bem, mesmo quem não ganhou medalha fez um bom trabalho e contou com todo suporte disponibilizado a equipe. Tivemos pouco tempo para comemorar e hoje os treinadores e atletas já estão focados no Pan-Americano aberto  - analisou a diretora técnica, Natalia Falavigna.

Nesta sexta-feira serão disputadas as lutas do ParaTaekwondo e o Brasil conta com dois representantes, Debora Menezes e Nathan Torquato.

 

Quadro de medalhas brasileiro do Campeonato Pan-Americano 2018.
Ouro
Edival Marque - 68kg
Raiany Fidelis - 73kg
Talisca Reis - 49 kg
Prata
Paulo Ricardo Melo -54kg
Camila Bezerra -46kg
Rafaela Araujo -57kg
Icaro Soares -87kg
Leonor Dias - 53kg
Bronze
João Miguel - 58kg
Milena Titoneli - 67kg
Francisco Santos - 80kg
João Pedro Chaves - 87g
Gabriele Siqueira + 73kg
Maicon Andrade + 87kg

Poomsae
Cleiton Oliveira - categoria individual até 40 anos - medalha de prata
Manoela Pontual - categoria individual até 40 anos - medalha de bronze
Marcio Losada - categoria individual até 50 anos - medalha de bonze
Renato Ribeiro - categoria individual até 60 anos - medalha de ouro
José Carlos Saad - categoria individual até 65 anos - medalha de bronze
Luiza Yabiku - categoria individual acima de 65 anos - medalha de prata
Marcio Losada e Manoela Pontual - categoria par acima de 30 anos - medalha de bronze
Luan Carlos de Freitas, Alex Vinicius Arruda e Diego Lima - categoria equipe masculina até 30 anos - medalha de bronze
Cleiton Oliveira, Renato Ribeiro e Rossano Fundão - categoria equipe masculina acima de 30 anos - medalha de prata
Claudio Rodrigues - categoria freestyle acima de 18 anos - medalha de bronze
Chyenne Hadad - categoria freestyle acima de 18 anos - medalha de bronze