Notícia

16/07/2018

Brasil é campeão do Pan-Americano Aberto de Taekwondo

Pan-Americano Open 2018

Rio de Janeiro – A Seleção Brasileira de Taekwondo conquistou o título geral do Pan-Americano Aberto 2018, em Spokane, nos Estados Unidos. O time brasileiro somou 15 medalhas (7 – Ouro, 4 – Prata, 4 – Bronze) nas três etapas de evento, realizado de 13 a 15 de julho.

Entre os destaques brasileiros estão Camila Bezerra e Edival “Netinho” Marques. Ambos ajudaram o Brasil a chegar à conquista deste título por equipe e comentaram sobre os pontos fortes de suas campanhas.

- Conquistei a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano e logo no dia seguinte conquistei a medalha de ouro no Pan-Americano Open. A competição foi forte e muito boa, fiz a final com a mesma atleta e deu certo. As duas medalhas são frutos de muito trabalho. Agradeço ao COB e a CBTKD por proporcionarem a nossa participação em eventos fortes como estes – comentou Camila Bezerra.

Edival garantiu a primeira colocação nas duas competições e comentou sobre o feito. “Foram lutas difíceis contra adversários fortes, mas consegui ser campeão nas duas. Gostei muito dos eventos. Foi uma grande oportunidade de lutar em alto nível”.

A Seleção regressa ao Brasil com duas fortes campanhas internacionais e a marca de 29 conquistas, somando o Campeonato Pan-Americano e o Pan-Americano Aberto. No último dia de Pan-Americano Aberto, os taekwondistas brasileiros chegaram à marca de seis conquistas (3 ouros, 1 prata e 2 bronzes).

O medalhista dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Maicon Andrade voltou a subir no pódio e desta vez garantiu a primeira posição, entre os atletas peso pesado.

 

Entre os atletas com até 80 quilos o Brasil garantiu uma dobradinha de ouro e prata, com Ícaro Miguel e João Pedro Chaves, com primeira e segunda colocações, respectivamente.

 

No feminino, Gabrielle Siqueira foi a primeira colocada, entre as competidoras acima de 73 quilos. No Campeonato Pan-Americano, realizado três dias antes, Gabi garantiu a medalha de bronze, na mesma categoria.

Na categoria juvenil, Gabriel Marques foi o campeão da categoria até 63 quilos, após quatro vitórias na competição. Na decisão o brasileiro derrotou o canadense Kyler Arnold. Gabriel foi p único reoresentante do país na categoria.

Ainda entre as mulheres, Raiany Fidelis faturou a medalha de bronze da categoria até 73 quilos. A atleta não repetiu o feito do Campeonato Pan-Americano, em que venceu a campeã olímpica e mundial Maria Espinosa (MEX) e foi campeã da categoria, mas levo de Spokane duas medalhas na bagagem.

Na categoria até 74 quilos, Henrique Precioso, uma das referências da equipe, garantiu a sua medalha de bronze e analisou a campanha brasileira.

- Conquistei a medalha de bronze no Pan Open, após 3 lutas e finalizei minha participação. Agradeço a CBTKD e ao COB por proporcionarem aos atletas toda a estrutura necessária para que a equipe brasileira fizesse história com a melhor participação em Panamericano, conquistamos o 2° lugar geral no Panamericano Sênior e Campeão Geral no Panamericano Open. Foi uma honra participar com esse grupo, viagem inesquecível, parabéns a todos – finalizou Henrique Precioso.

O treinador da equipe brasileira Clayton dos Santos recebeu o título de melhor técnico da categoria feminina, coroando ainda mais o seu forte trabalho e empenho, assim como o de toda a equipe multidisciplar presente em Spokane.