NOTÍCIAS

12/08/2020

Praça Grão Mestre Nam Ho Lee é inaugurada na Cidade das Artes Marciais

CBTKD

Praça Grão Mestre Nam Ho Lee foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, dia 12 de agosto, em jacarepaguá, zona oeste do Rio de janeiro, junto com a Cidade das Artes Maricias e o hall da fama das Artes Marcias. O projeto que reuniu 12 praças nomeadas com personalidades marcatens para as artes marciais no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil e sua inaguração foi marcada pelo encontro de representantes a amantes de todas as artes marciais em clima de celebração e união. O local também será destinado para a prática de artes marciais ao ar livre e futuramente contará com infra estrurura para ampliação do projeto, idealizado pelo vereador Marcelo Arar.
 
 
 
A praça Grão Mestre Nam Ho Lee vem homenagear um dos grandes personagens da história do Taekwondo no Brasil. Com papel imprescindível no início da prática da arte no País. Estiveram na cerimônia os filhos Chang K Lee ( Secretário Geral da CBTKD ) e Stephen Lee, além da esposa do homenageado Joana Lee, acompanhada pelo seu neto caçula, Yohan Lee, representando os também netos, seus primos. Beatriz Lee, Lucas Lee e Brenda Lee, filhos de Liliam Lee e Chang
 
Nam Ho Lee mudou-se com sua família para o Brasil em 1978, mais especificamente para o Rio de Janeiro, onde daria aula na Academia de Polícia Militar. Trabalhou sempre para a ampla divulgação de sua arte marcial e formou inúmeros faixas-pretas, sendo sua maria no Estado do Rio de Janeiro. 

Nam Ho Lee sonhou em transformar parte da sua residência num Dojang e plantou a semente, hoje, o Instituto Nam Ho Lee tem sede neste local.

Alguns de seus alunos estiveram presente na inauguração da praça, realizando demonstração de taekwondo.

- É muito emociante e grande estima ver esta homanagem ao meu pai e a sua obra, ainda mais ao lado da minha mãe. Para nós, com certeza, isto deixará ainda mais acesa a chama do legado que meu pai deixou dentro do taekwondo e todos seus ensinamentos. Reavivar o o nome do meu pai nesta praça trará sempre este legado costruido por ele - comentou Chang K Lee. 

Na celebraçãi inaugural estiveram presentes personalidades históricas como o fundador da CBTKD e coordenador de artes marcias Yong Min Kim, diversos nome da família Grace, Pedro Rizzo do Vale Tudo, Flávio Canto e Rogério Sampaio, ambos do do judo, entre tantos outros. Mestre Yong Min Kim foi homenegeado e é o representante do Taekwondo na calçada da Fama, entres os 60 nomes que lá estão.
 
 
 
A CBTKD parabeniza a família e amigos de Nam Ho Lee pela honrosa e merecida homenagem e também agradece aos idealizadores do projeto por criarem este espaço especial para a prática das artes marciais.

Quando estiver no Rio de Janeiro inclua em seu roteiro conhecer a cidade das artes marciais, a calda da fama das artes marciais e a praça Nam Ho Lee. 
 
 
 
 

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!